domingo, 10 de outubro de 2010

Garderies (2)

Esta semana comecei a procurar garderies para o Pequeno. É bem complicado e tenho que ficar pensando em n fatores que eu desconheço ou não entendo direito, além de ter que comunicar em francês, o que não é nada fácil para mim.

O que eu consegui entender até agora foi o seguinte:

As crianças entram no maternal com 5 anos e a escola só é obrigatória a partir dos 6 anos. Até esta idade, as crianças ficam em casa com os pais e familiares ou em garderies quando os pais precisam trabalhar. As garderies são pagas pelos pais e pelo governo em proporções que variam conforme a renda da família, sendo o custo mínimo de 7.00$ por dia.

1) Existem 3 tipos de garderies:
CPE
Garderie
Garderie em meio familiar

CPE = Centre de la Petite Enfance
Elas têm plano pedagógico. São as mais próximas ao que conhecemos no Brasil. São os jardins de infância, pré-escolas ou creches.
São todas públicas e, pelo que vi até o momento, muito difíceis de conseguir vagas.
Eu gostaria de poder colocar o Pequeno em uma delas, já o inscrevi aqui em Laval e em Montreal também. Para ajudar tem duas muito próximas ao apartamento onde moramos.

Garderie
Estão mais para um local que cuida de crianças do que para uma escola, embora também tenham plano pedagógico. A quantidade de crianças neste caso é bem menor e o local não precisa nescessariamente ter um espaço muito grande. Além disso as crianças ficam todas juntas independente da idade.

Garderie em Meio Familiar
São todas privadas, casas normais, sem placas, nem nada, onde cuida-se de crianças. Muitas têm plano pedagógico e são supervisionadas pelo governo, no entanto, não é obrigatório. No caso das subsidiadas pelo governo, uma pessoa responsável e instruída cuida de no máximo 6 crianças em sua própria casa (até 9 com autorização do governo). As que têm plano pedagógico e supervisão do governo devem ter um espaço reservado apenas para a garderie e instalações próprias para as crianças. Neste caso, muitas vezes as crianças convivem com a família toda, então temos que tomar cuidado com o marido, filhos, etc. Normalmente eles levam as crianças para passear em parques próximos à casa, mas também não é obrigatório.

O que eu vi por aqui:

- Têm de todos os custos. 
- O povo levando as crianças para passear segurando em uma "corda de contenção". Eles colocam um colete nas crianças e todas elas seguram numa cordinha e saem pela rua devidamente comportadas.
- Tem homens cuidando de garderies.

Normal para os costumes daqui e estranho demais para o meu padrão de pensamento... Não quero homem cuidando do meu filho e não acho que ele se comporta bem o suficiente para sair na rua com outras 9 crianças e um único adulto. Já acho difícil eu e meu marido para controlarmos ele!

Resolvi fazer uma pesquisa de garderies pela internet. Mandei mais de 30 e-mails e nada de vagas. Comecei a ficar meio tensa com a situação, primeiro porque filho é uma coisa muito séria e não dá para deixar com qualquer um, segundo porque ainda não estamos trabalhando então o dinheiro por enquanto é contado e terceiro porque o mínimo que eu espero é que tenha plano pedagógico e supervisão do governo, então já descarto boa parte delas logo de cara.

Parti para as ligações telefônicas. Resolvi usar meu francês capenga e perguntar por vagas. Achei o povo sem paciência com minha dificuldade de falar e muitas vezes mal educados mesmo. Se estão me tratando mal no telefone e sem paciência comigo quem disse que vão ter paciência com crianças??????????? Socorro!!!!!!

No fim das contas recebi uma ligação dizendo que tinha uma vaga numa garderie em meio familiar aqui mesmo em Laval. A mulher foi muito simpatica e gentil no telefone, então resolvi ir visitar o lugar mesmo tendo que pegar 2 onibus para chegar lá.

A casa é linda, bem espaçosa e próxima ao rio que separa Laval de Montreal. Linda mesmo! Meu sonho se consumo. Um dos motivos que nos mudamos para o Canadá foi poder morar em uma bela casa e a visão daquele lugar é realmente uma das coisas que viemos buscar. Ficamos um tempo na rua observando. Vimos duas crianças indo embora e depois resolvemos entrar. A garderie fica na parte de baixo da casa e é bem jeitosa. Tem 3 ambientes e banheiro apenas para as crianças. Uma grande sala com sofás, e mesa para almoço. Berços para dormir e sala de TV. O outro ambiente tem livros infantis para leitura e o terceiro ambiente é todo colorido e cheio de brinquedos pedagógicos. Além disso as paredes são todas enfeitadas com letras, números, cores e desenhos. Ela também tem um quintal gramado e fechado cheio de brinquedos para as crianças. A dona da garderie é mulçumana, conheci também a filha e o marido e todos foram muito gentis.

Pontos positivos:
- A mulher parece gostar de crianças;
- Ela só fala francês e assim  garantimos que ele aprenda francês;
- Ela foi muito paciente com meu frances ruim, e quando eu não conseguia falar, ela inclusive tentava me ajudar. Falou que tem certeza que logo eu vou estar falando.
- O ambiente é bem limpo;
- Custa 7.00$ por dia.

Pontos negativos:
- Pegar 2 onibus mesmo sendo perto. No frio não é muito fácil.
- Não tenho referências da pessoa e estou com medo dessa "sorte".
- Ela vai fazer uma peregrinação na Arabia Saudita e a vaga só é para 8/12. Até lá não sei como vamos fazer, já que acredito que as aulas começam 1/11.

Eu não tenho dormido pensando nisso. E tenho que decidir até terça-feira (12/10).
J'ai besoin d'aide!!!

Nenhum comentário: