quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Apartamento

Tenho que dizer que achar um apartamento para alugar não é uma tarefa muito fácil.

Estamos em um flat com tudo incluso bem no centro de Montreal. Alugamos por um mês, ainda no Brasil, para termos onde ficar quando chegassemos. O apartamento é grande e bem localizado, mas muito caro para nos mantermos aqui e muito ruim para o Pequeno, já que o lugar é muito movimentado e não tem crianças.

Desde que chegamos estamos procurando um apartamento para alugar por um ano. Assim, poderemos começar a vida por aqui de verdade porque até agora não desfizemos nem as malas (tiramos apenas o essencial) e estamos usando as coisas do flat mesmo.

Depois de visitar Laval, decidimos que iremos para lá mesmo. É mais bonito, mais familiar, mais limpo e mais barato. A desvantagem é que fica longe de tudo e por enquanto não teremos carro.

Estamos procurando o que por aqui eles chamam de 3 1/2 (sala + cozinha + um quarto + banheiro) com aquecimento e água quente inclusos e se possível fogão e geladeira já que não temos nem colchão...
Achamos que o custo/benefício de ter apenas 1 quarto no primeiro ano vale a pena.

Mandei mais de 50 e-mails para anúncios de apartamentos para alugar. Depois de uma semana e apenas alguns e-mails respondidos a maioria das respostas que obtivemos não nos interessou ou não se interessaram por nós. Ou não tinha nada incluso ou não aceitavam crianças.

Eu reclamei com todo mundo! Coitados da minha mãe, da minha amiga, do meu marido, fiquei irritadíssima e resolvi que ia reclamar no rendez-vous de imigração da próxima sexta-feira (10/09). Fica muito difícil começar a vida sem ter um lugar certo para morar porque praticamente tudo depende de seu endereço.

No final conseguimos visitar 4 apartamentos em Laval:

1) 3 1/2 no porão. O dono é Sirio.
Gostei: O apartamento estava novinho, armários, portas e janelas novos. Janelas duplas contra o frio e muito bem localizado (na avenida principal, 5 min a pé do metrô, supermercado, lavanderia, garderie, tudo muito perto). Aquecimento e água quente inclusos. 
Não Gostei: Teríamos que comprar todos os eletrodomésticos, incluindo fogão e geladeira. $$$ difícil para quem acabou de chegar e não tem emprego. Era no porão. Eu tive uma impresão horrível ao olhar pela janela e ver o chão da rua. Eu acho não conseguiria morar em um porão. Fora que o que acontece quando neva muito? Provavelmente ficaríamos sem janelas... Eu tb achei pequeno e ficaria muito difícil de receber alguém. Mal ia dar para nós três. O cara queria um milhão de referências, crédito do banco, etc. E ainda por cima disse que não podia esperar até o final do mês.

2) 3 1/2 no porão. O dono é chinês.
Não gostei de nada neste. Apertado, no porão, janelas simples. Pelo menos o locatário parecia menos encrenqueiro que o primeiro e falou que tudo bem que a mudança fosse no final do mês.

3) 5 1/2 no segundo andar. Mesmo dono que o de cima (chinês).
Gostei: É imenso! 3 quartos enormes, sala enorme, varanda e acabou de ser reformado. Aquecimento e água quente inclusos. Para o tamanho do apartamento o preço estava ótimo.
Não gostei: Não tem nada por perto (só ponto do onibus). Tb não tinha nenhum eletrodoméstico incluso. A janela era simples.

4) 3 1/2 no segundo andar. A dona é canadense.
Gostei: achei o espaço bom, parecido com o que estamos. Janelas duplas, varanda. Aquecimento e água quente inclusos. Este tb inclui fogão e geladeira! A dona foi muito simpática e o francês dela é bem entendível e claro. Ótimo para criança. Tem um parque na frente, outro atrás, biblioteca pública bem de frente para o apartamento, mercadinho, ponto de onibus na porta, escola, garderie. Parece uma região bem para família mesmo. Tem até escola de ballet e artes marciais. Ah, o primeiro mês sai pela metade do preço! A mulher disse que gosta muito de brasileiros e não precisamos de referências nem pagamento adiantado!
Não gostei: Tá meio acabadinho, precisa pintar e o chão de madeira tá bem riscado. O prédio é meio feinho por fora, está inclusive um pouco pixado. Fica em cima de lojinhas. No verão dá para caminhar até o metrô mas no inverno vamos depender de onibus.

No final das contas resolvemos ficar com o último. Com o desconto do primeiro mês vamos comprar tinta e pintar o apartamento. Além disso, economizamos com a geladeira e o fogão que não precisaremos comprar.
Vamos voltar lá ainda hoje e tentar fechar o contrato. Espero que dê tudo certo!

Algumas fotos:


O apartamento:

Uma pequena idéia do parque (público):


A escola (crianças a partir de 5 anos):


A biblioteca (municipal):
obs: tem uma área para crianças toda colorida com livros, videos e brinquedos educativos...

4 comentários:

Anônimo disse...

Salut Amanda!! Les débuts ne sont jamais faciles mais "tudo vai dar certo!!!"
Bon courage,

Anônimo disse...

Nossa, Amanda, fiquei preocupada... Imagina quando chegar a minha hora... Visualiza: o Fernando, eu, o nosso pequeno e dois cachorros! Não vou achar casa para morar... Estou começando a achar que vou ter que deixar meus cachorros no Brasil... Você viu familias com cachorros por aí? Bjs e boa sorte com a sua casa. Estou rezando por vocês. Paty

Patricia disse...

Oi, Amanda, não sei porque saiu como anonimo. Meu blog é www.unefamilledumonde.blogspot.com. Bjs, Paty

Marília disse...

Oi Amanda!
Estou acompanhando sua luta ai pra conseguir se organizar, fico feliz que está tudo se ajeitando e que já achou o apê, agora fica mais fácil pensar nas outras coisas e vc vai porder respirar fundo. hehe
Beijo pra vcs.