quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O primeiro dia

Acordamos quebrados! Eu me sentia totalmente dolorida, uma soma de tudo, cansaço da viagem, noites mal dormidas e muito peso carregado. Respiramos fundo e saímos para tirar os documentos.

Pegamos o metro e fomos ao Service Canada para tirar o NAS (le numéro d'assurance sociale). O lugar era lindo e até que foi rápido. Este número é essencial para tudo aqui, para procurar emprego, tirar outros documentos, frequentar escolas e cursos, etc. É como se fosse nosso CPF/RG.

De lá fomos ao Services Sociaux du Quebec para tirar La carte d'assurance maladie. É como se fosse uma carteirinha do SUS para podemos utilizar os serviços médicos no Quebec (hospitais e clinicas). Este lugar me deu até um mal estar. Parecia a fila do INPS. A parte boa é que fomos muito bem atendidos apesar da fila e da demora. Dentro de no máximo 3 meses nossa carteirinha chega.

Uma coisa que me chamou muito a atenção por aqui é que o Pequeno não precisa de vários documentos. Muitas das coisas dele são resolvidas através dos meus documentos. Inclusive, ele só tem direito aos benefícios se eu for a principal responsável por ele.

Depois disso aproveitamos para dar um passeio pela região e voltamos a pé para o apartamento. Se soubessemos que era tão perto (3 estações de metro) teríamos ido a pé também.

Almoçamos em um restaurante no caminho e eu pedi um sanduiche que pensei ser de presunto e queijo. Tive que comer um omelete com pão gigante (Eca!!!).

Ainda fomos ao supermercado e à Dollarama no final do dia. Vou fazer uma outra postagem só com as curiosidades que eu já vi por aqui nestes dois dias!

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o blog, estou acompanhando todos os dias, dá para escrever um livro sobre sua vida, o que é mais engraçado é enquanto você estava no Brasil, eu mal tinha noticias de você e o pietro, e agora posso acompanhar um pouquinho, leio suas postagens e imagino vocês ai... muito bem pensado em utilizar um blogger, adorei...